quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Coerdeiro ou co-herdeiro? A infinita discussão

Olá, caríssimos!!

Intrigada com um problema que surgiu em sala de aula a respeito da palavra "coerdeiro", pesquisei em muitos materiais e sites para dar uma resposta pontual a vocês. Os materiais, desde gramática a dicionários, parecem não estar de acordo quanto ao emprego do hífen nas palavras que utilizam o prefixo "co"+h. Assim, descobri o seguinte:

Achei uma notícia que dizia que a Acadêmia Brasileira de Letras havia alterado o acordo original quanto ao prefixo "co", que, mesmo com h, deveria ser usado sem hífen.

ttp://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/ult2781u920.jhtm

Não satisfeita, entrei no site da Acadêmia Brasileira de Letras, que regula todas essas formalidades e define o padrão brasileiro e procurei no dicionário online a palavra "coerdeiro"', encontrando-a, ao passo que não encontrei "co-herdeiro".


Ou seja, como é a ALB que regula a manutenção do vocabulário português brasileiro, devemos escrever "COERDEIRO", sem hífen.


Espero ter ajudado.


Att,

Ten Lorena

4 comentários:

Anônimo disse...

profe, não entendi a exceção da primeira regra - * Exceções: Não se usa o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista, paraquedismo ://

Anônimo disse...

coabitação ou co-habitação?

Anônimo disse...

Professora, a vogal temática é a vogal que se liga ao radical quando a palavra não indica gênero, certo?! mas e quando aparece, por exemplo, A SondA, ou O planetA,"O" e "A" não estão indicando um gênero?

Karolina

Anônimo disse...


Merely checked out some of your images (: i'm truly happy i reached task darkness you. You're fantastic!

my website - http://onlinesmpt200.com

Pesquisar este blog