Olá, pessoal.
Amanhã teremos VI e nela faremos a leitura de um conto, como combinado. Volta e meia nos deparamos com dificuldades de leitura em sala de aula, e já falamos sobre o caráter não literal dos textos. Ou seja, não lemos apenas o que está explícito, vamos além do meramente escrito para a leitura de mundo, para a leitura do contexto e das intencionalidades do autor.
Assim, já discutimos sobre alegoria, quando falamos do conto O Cachorro canibal. Não vou cobrar esse conceito na prova, mas ele ajuda a entender o espanto, o impacto, as figuras construídas no enredo. Por isso, sugiro que você leiam sobre alegoria, será bastante útil. Tentei encontrar o conceito mais simplificado.
Abraços
Uma alegoria (do grego αλλος, allos, "outro", e αγορευειν, agoreuein, "falar em público") é uma figura de linguagem, mais especificamente de uso retórico, que produz a virtualização do significado, ou seja, sua expressão transmite um ou mais sentidos que o da simples compreensão ao literal. Diz b para significar a. Uma alegoria não precisa ser expressa no texto escrito: pode dirigir-se aos olhos e, com freqüência, encontra-se na pintura, escultura ou noutras formas de linguagem. Embora opere de maneira semelhante a outras figuras retóricas, a alegoria vai além da simples comparação da metáfora. A fábula e a parábola são exemplos genéricos (isto é, de gêneros textuais) de aplicação da alegoria, às vezes acompanhados de uma moral que deixa claro a relação entre o sentido literal e o sentido figurado.
João Adolfo Hansen estudou a alegoria e publicou seu estudo em Alegoria: construção e interpretação da metáfora, distinguindo a alegoria greco-romana (de natureza essencialmente linguística, não obstante o anacronismo) da alegoria cristão, também chamada de hexegese religiosa (na qual eventos, personagens e fatos históricos passam também a ser interpretados alegoricamente). Northrop Fryediscutiu o espectro da alegoria desde o que ele designou de "alegoria ingênua" da The Faerie Queene de Edmund Spenser as alegorias mais privadas da literatura de paradoxos moderna. Os personagens numa alegoria "ingênua" não são inteiramente tridimensionais, para cada aspecto de suas personalidades individuais e eventos que se abatem sobre eles personificam alguma qualidade moral ou outra abstração. A alegoria foi selecionada primeiro: os detalhes meramente a preenchem. Já que histórias expressivas são sempre aplicáveis a questões maiores, as alegorias podem ser lidas em muitas dessas histórias, algumas vezes distorcendo o significado explícito expresso pelo autor.
A alegoria tem sido uma forma favorita na literatura de praticamente todas as nações. As escrituras dos hebreus apresentam instâncias freqüentes dela, uma das mais belas sendo a comparação da história de Israel ao crescimento de uma vinha no Salmo 80. Na tradição rabínica, leituras alegóricas tem sido aplicadas em todos os textos, uma tradição que foi herdada pelos cristãos, para os quais as semelhanças alegóricas são a base da exegese.
Na literatura clássica duas das alegorias mais conhecidas são o mito da caverna na República de Platão (Livro VII) e a história do estômago e seus membros no discurso de Menenius Agrippa (Tito Lívio ii. 32); e várias ocorrem nas Metamorfoses de Ovídio.
4 comentários:
VI muito extensa para se fazer num tempo aproximado de 35 minutos. Mesmo sabendo o conteúdo impossível terminar a prova em tempo hábil. deixei 4 scores sem fazer e ainda tiver que chutar muitos verdadeiro e falso.
FAVARO
Comentário registrado. O tempo da aula é de 45 minutos e sempre temos VIs com essa extensão. Fico feliz por você dizer que sabe o conteúdo, pois sempre dizia que não conseguia entender português. Por outro lado, não posso baixar o padrão de colégio militar, lembrem-se que durante a vida farão muitas provas sob tempo determinado e reduzido. Mesmo assim, obrigada pela manifestação e após ter corrigido todas as avaliações verificarei se o tempo foi insuficiente para todos. Mais uma vez obrigada e saiba que esse espaço está sempre aberto para vocês, alunos, que são o foco do nosso trabalho. Abraços.
Olá professora!
Estou procurando o conto que a senhora nos pediu para resumir ontem aqui no blog, mas não o encontrei...
Abraço, Maria Luiza.
Conforme o combinado, essa semana entreguei as VIs e tivemos 20% dos alunos com nota superior à 9,0. Pouquíssimos ficaram com menos de 5,0. Tivemos 4 alunos com 10,0. Além disso, ao aplicar a VI no dia seguinte na turma 105, cronometrei o tempo de resolução, o primeiro aluno entregou em 30 minutos e nenhum entregou depois do término. Tendo em vista os bons resultados, concluo que a VI não foi extensa, 3 páginas que serão sempre mantidas nas avaliações imediatas. Abraços e obrigada.
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