domingo, 28 de outubro de 2012

Os (des)caminhos dos gêneros publicitários

Os gêneros publicitários são comuns em nossa rotina, pois somos constantemente bombardeados por anúncios, panfletos, outdoors, comerciais de tv, emails, dentre outras modalidades. Nesse sentido, nada mais coerente do que estudarmos esses gêneros, reconhecer seus recursos persuasivos e compreendermos o contexto sócio-histórico em que surgem.

Já estudamos, em sala de aula, a história e as características da publicidade. Agora, proponho uma ampliação desses conhecimentos através da reflexão sobre a relação entre publicidade, capitalismo e sociedade de consumo.

Somos cada vez mais impelidos a adquirir bens de consumo que surgem no mercado de forma rápida e descontrolada. Além dos textos lidos sobre consumismo, vejam o vídeo abaixo, que representa o modo como tais bens são diponibilizados no mercado e porque cada vez mais acabamos nos obrigando a consumi-los. O nome desse fenômeno vem sendo conhecido como OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA. Confiram e comentem! Vamos debater sobre o assunto para que saiam, depois, bons artigos de opinião.

http://www.youtube.com/watch?v=sfsc0bvKz1M




Outras informações sobre a publicidade no link:

http://www.slideshare.net/renatofrigo/a-historia-da-propaganda-no-mundo


2 comentários:

Anônimo disse...

Desculpa prof, mas a senhora nao pensou nisso ao comprar o seu S3 né???? Todos nós somos influenciados, nem tem como fugir, e também nao ha como escapar dos "encantos" desse celular lindo e f***!!! hehehe,queria eu ter dinheiro pra comprar um!!
bjs.

L. disse...

Publiquei esse comentário ousadinho, pois foi educado. Que bom que vocês estão usando esse espaço para expor opiniões. Realmente eu estou com o celular do momento por uma grande coincidência nada boa em minha vida... mas, enfim: lembrem-se, consumismo é comprar o que não precisa com um dinheiro que não tem. Nenhum desses casos é o meu caso rsss. Do jeito que vocês estudam, logo vão poder comprar um tão bom quanto esse. (que chato ter que discutir isso aqui, mas vamos em frente).

Um beijo e obrigada por usar esse espaço =)

Pesquisar este blog