Alunos,
Observem a conjugação dos verbos VER e FAZER no modo SUBJUNTIVO (Esses verbos sempre causam confusão por serem irregulares).
FAZER
Se eu fazer a prova, posso passar de ano. (errado)
o certo é
Se eu fizer a prova, posso passar de ano. (fizer é o futuro do subjuntivo, fazer é infinitivo)
VER
Vale a mesma regra de cima.
(quando eu VIR minha amiga - certo
quando eu VER minha amiga -errado)
skip to main |
skip to sidebar
domingo, 11 de novembro de 2012
Pesquisar este blog
Categorias
- Conteúdos das Aulas (18)
- Croniquetas (2)
- Exército / CMC (2)
- Mudanças na Língua (3)
- Textos da 103 (2)
- Textos dos Alunos (2)
Delete this widget in your dashboard. This is just an example.
Total de visualizações de página
Pages
Tecnologia do Blogger.
-
Em muitas situações do quotidiano são utilizadas em português palavras provenientes de outras línguas, como é o caso de aftershave, picnic...
-
Olá, caríssimos!! Intrigada com um problema que surgiu em sala de aula a respeito da palavra "coerdeiro", pesquisei em muitos ma...
-
Alunos, Como vocês sabem, estou desde ontem no quartel. Ainda assim, dá tempo de ajudá-los na revisão. Sugiro que vejam alguns dos temas ...
-
Olá, fiéis companheiros de leitura! Esse conto chama-se "Baleia", que é um conto independente, mas também uma parte do livro Vi...
-
1. Qual o tipo de intertextualidade presente no texto? 2. Quais elementos do texto podem ser identificados como elos de intertextualidade c...
-
O conto dessa semana é "O Cachorro canibal", de José J. Veiga. Façam a leitura e depois as observações e comentários no caderno (q...
-
Pessoal, Esse vídeo é um trecho de um documentário produzido pelo Museu da Língua portuguesa, em São Paulo. Ele explica de maneira didática...
-
Regra Básica: Assim como na Física, a regra básica é: Os opostos se atraem e iguais se separam. Exemplo: micro-ondas (o + o = hífen)
-
Aqui estão dois links para a adaptação de Os Miseráveis. ADAPTAÇÃO http://www.foztarquiniosantos.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/11/83...
Seguidores
Quem Sou(mos)
- L.
- A linha que nunca termina: a língua. Como discuti-la, sendo ela uma complexa teia de linhas infindáveis? Será possível à filosofia e às ciências compreenderem o maior e mais poderoso instrumento já criado pela humanidade? Na tentativa de participar desse diálogo, comente, diga, pense, problematize, entre em convulsão com a língua, não acredite nela, desconfie das palavras, atravessando a maré de discursos, encontre a sua própria margem!
4 comentários:
Prof.. dúvida aqui: o que seria necessariamente aspectos linguísticos? :S
Aspectos linguísticos são todas as informações contidas no texto (palavras e imagens). Extralinguísticos estão no contexto, ou seja, não estão escritos.
prof, qual a diferença de parônimos pra polissemia?
Todo discurso seria meio que um dialogo com o leitor, no qual esse discurso vai se concretizar no texto, independente do meio que for, e todo dicurso carrega ideias de um grupo de pessoas, uma ideologia???
Seria isso??
aline(again)
Postar um comentário