Olá, caríssimos!
Escrever é uma atividade que exige concentração, atenção, revisão, mas, sobretudo, AUTORIA. Autoria é escrever com propriedade, com os conhecimentos que possuímos e com estilo próprio. Sendo assim, espero que vocês escolham um objeto cultural e façam uma crítica com base no que sabem! Não é necessário encontrar informações que não entendem, ou com as quais não concordam só para deixar o texto longo!Outra dica, que sempre evidencio em sala é o PLANEJAMENTO. Texto sem um roteiro tem muita chance de sair truncado, com problemas de articulação. Por isso, tentem adequar seus textos a esse roteiro básico:
Roteiro completo, com exemplificações e exercícios (passados em sala) nas páginas 483 a 488 do livro didático.
1º parágrafo: Introdução - Apresentação da obra, na qual poderá ser usada alguma intertextualidade.
2º parágrafo: Descrição técnica - Data, origem, atores/diretor/autor, etc.
3º parágrafo: Resumo - Descrição sumária do enredo, ou, no caso de jogos e discos, descrição breve das características deles.
4º parágrafo: Apreciação: Ressaltar pontos negativos e positivos da obra; fazer recomendação; finalizar.
Obs. Essa é uma ideia de como dividir os parágrafos, contudo, vocês podem dividir o texto em mais parágrafos se achar necessário.
* Lembrar de usar sinônimos e hiperônimos no texto (coesivos estudados em sala). Eles também podem marcar uma apreciação positiva ou negativa.
Por exemplo: O DISCO = Essa pérola da música popular brasileira (apreciação positiva)
= O álbum fracassado (apreciação negativa)
APRESENTAÇÃO:
- Indicação no cabeçalho do nome, número e turma do aluno;
- Preferencialmente em folha de papel almaço (nesse caso, produzir as informações acima na capa);
- Texto manuscrito, com letra legível, em até uma lauda/folha;
- Respeitar as margens, retirar picotes, não amassar, nem rasurar o trabalho.
CORREÇÃO
Serão avaliados seis critérios, totalizando 20 escores. São eles:
Gênero (3 escores)
Argumentação/Informatividade (4 escores)
Coesão (4 escores)
Coerência (3 escores)
Gramaticalidade (4 escores)
Apresentação (2 escores)
Dúvidas? Deixem um recado!
Bom trabalho, com moral alta!
10 comentários:
Profª, quem fizer em folha de papel almaço, o texto vai "dentro", não na capa. Certo?
Bom dia!!
Isso mesmo. Não é obrigatório o uso de papel almaço. Contudo, que o fizer,faz a capa na primeira folha e dentro o texto. Lembrando que são 2 escores para a apresentação!
Abraços.
No último parágrafo, eu devo dividir entre críticas e apreciações? E após estes fazer a recomendação?
É para amanhã, profª?
Oi, Pessoal
1. Sim, é para amanhã.
2. Sobre o último parágrafo: você pode fazer até dois parágrafos de conclusão, um com aspectos positivos outro negativos.
Veja bem, crítica não significa apenas ressaltar pontos negativos, não é necessário criticar negativamente se não quiser.
Além disso, é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Por exemplo: elogiar a trama, mas ressaltar que alguma coisa faltou. Nã há uma ordem exata.
Beijos e ficarei por aqui se precisarem.
a sacanagem professora. Agora já fiz o trab no caderno. Vou deixa como tah
VLW
prof, letra legivel pro bortolan? kkkkkk
Texto a caneta professora?
Sim, texto à caneta. Pessoal, avisei que era para entregar! Como vou corrigir um a um se vocês não me entregarem? Se alguém ainda não fez, pode entregar amanhã, valendo metade da nota!
teachLore, vc não pegou os cadernos na sala 104 não neh?
Postar um comentário