domingo, 17 de junho de 2012

Dicas sobre a resenha a ser produzida

Olá, caríssimos! 

Escrever é uma atividade que exige concentração, atenção, revisão, mas, sobretudo, AUTORIA. Autoria é escrever com propriedade, com os conhecimentos que possuímos e com estilo próprio. Sendo assim, espero que vocês escolham um objeto cultural e façam uma crítica com base no que sabem! Não é necessário encontrar informações que não entendem, ou com as quais não concordam só para deixar o texto longo! 


Outra dica, que sempre evidencio em sala é o PLANEJAMENTO. Texto sem um roteiro tem muita chance de sair truncado, com problemas de articulação. Por isso, tentem adequar seus textos a esse roteiro básico:


Roteiro completo, com exemplificações e exercícios (passados em sala) nas páginas 483 a 488 do livro didático. 

TEXTO 
1º parágrafo: Introdução - Apresentação da obra, na qual poderá ser usada alguma intertextualidade. 
2º parágrafo: Descrição técnica - Data, origem, atores/diretor/autor, etc.
3º parágrafo: Resumo - Descrição sumária do enredo, ou, no caso de jogos e discos, descrição breve das características deles. 
4º parágrafo: Apreciação: Ressaltar pontos negativos e positivos da obra; fazer recomendação; finalizar.


Obs. Essa é uma ideia de como dividir os parágrafos, contudo, vocês podem dividir o texto em mais parágrafos se achar necessário. 
* Lembrar de usar sinônimos e hiperônimos no texto (coesivos estudados em sala). Eles também podem marcar uma apreciação positiva ou negativa.
Por exemplo: O DISCO = Essa pérola da música popular brasileira (apreciação positiva)
                                      = O álbum fracassado (apreciação negativa)


APRESENTAÇÃO:
- Indicação no cabeçalho do nome, número e turma do aluno;
- Preferencialmente em folha de papel almaço (nesse caso, produzir as informações acima na capa);
- Texto manuscrito, com letra legível, em até uma lauda/folha;
- Respeitar as margens, retirar picotes, não amassar, nem rasurar o trabalho. 


CORREÇÃO


Serão avaliados seis critérios, totalizando 20 escores. São eles:


Gênero (3 escores)
Argumentação/Informatividade (4 escores)
Coesão (4 escores)
Coerência (3 escores)
Gramaticalidade (4 escores) 
Apresentação (2 escores) 




Dúvidas? Deixem um recado!


Bom trabalho, com moral alta! 



10 comentários:

Anônimo disse...

Profª, quem fizer em folha de papel almaço, o texto vai "dentro", não na capa. Certo?

L. disse...

Bom dia!!

Isso mesmo. Não é obrigatório o uso de papel almaço. Contudo, que o fizer,faz a capa na primeira folha e dentro o texto. Lembrando que são 2 escores para a apresentação!

Abraços.

Anônimo disse...

No último parágrafo, eu devo dividir entre críticas e apreciações? E após estes fazer a recomendação?

Anônimo disse...

É para amanhã, profª?

L. disse...

Oi, Pessoal

1. Sim, é para amanhã.

2. Sobre o último parágrafo: você pode fazer até dois parágrafos de conclusão, um com aspectos positivos outro negativos.

Veja bem, crítica não significa apenas ressaltar pontos negativos, não é necessário criticar negativamente se não quiser.

Além disso, é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Por exemplo: elogiar a trama, mas ressaltar que alguma coisa faltou. Nã há uma ordem exata.

Beijos e ficarei por aqui se precisarem.

Anônimo disse...

a sacanagem professora. Agora já fiz o trab no caderno. Vou deixa como tah

VLW

anonymous disse...

prof, letra legivel pro bortolan? kkkkkk

Anônimo disse...

Texto a caneta professora?

L. disse...

Sim, texto à caneta. Pessoal, avisei que era para entregar! Como vou corrigir um a um se vocês não me entregarem? Se alguém ainda não fez, pode entregar amanhã, valendo metade da nota!

Anônimo disse...

teachLore, vc não pegou os cadernos na sala 104 não neh?

Pesquisar este blog